O computador é apenas uma ferramenta, sozinho não é capaz de trazer avanços educacionais. Como utilizá-lo de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno?
Os educadores têm que usar a informática de forma significativa. O aluno deve ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador e o professor deve ser um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. Não adianta pedir para o aluno fazer uma pesquisa na Internet, sem a devida orientação do professor, pois o aluno irá apenas copiar, sem haver nenhum aprendizado.
As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimento com o material pesquisado de modo a incentivar o aluno a criar, pois o aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. A tecnologia da informática deve servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos pode ser usada para um trabalho de MATEMÁTICA com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um JORNAL, com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO (PowerPoint) proporciona inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
O importante é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem usar a criatividade, ter raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Desta forma o aluno aprende e se prepara para o mercado de trabalho e para a vida.