quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um pouco da História da E.E.B. Feliciano Pires


Já são 113 anos de educação e história, pois foi na vila de Brusque, em 1900, que começou a funcionar a Escola Pública Isolada do sexo masculino e  Escola Pública Isolada do sexo feminino, em classes distintas, porém no mesmo prédio e tendo matrículas, menos de 5% da população juvenil, que devido as atividades da comunidade abandonavam os estudos por causa do emprego. 


Com a política da nacionalização de ensino foram criadas em Brusque “As Escolas Reunidas” através do decreto  nº 1026 de 16 de junho de 1917, assinado pelo então governador Felipe Schimidt, suprindo as duas escolas isoladas existentes e tendo como diretor o Sr. Guilherme Wielhorn Filho.

Foto do prédio com alunos devidamente uniformizados


A antiga escolinha em 1917 deu lugar a um edifício de alvenaria com dois pavimentos, de quatro salas, dois gabinetes e duas saletas, extenso pátio e galpão aos fundos. Situava-se majestosamente, na atual Rua Rodrigues Alves.


No ano de 1918, a população brusquense vê concretizada a promessa do inspetor de Ensino ao criar o Grupo Escolar “Feliciano Pires”, criado pelo decreto nº 1200 de 11 de fevereiro de 1919, assinado pelo então governador Hercílio Pedro da Luz. Entretanto, as atividades continuaram sendo desenvolvidas nas Escolas Reunidas até 1º de setembro do mesmo ano, quando se deu a inauguração oficial do Grupo, durante a semana de comemorações da Pátria.


O nome FELICIANO PIRES foi uma homenagem ao catarinense Feliciano Nunes Pires. Esse ilustre cidadão, desde muito jovem demonstrou gosto pelo magistério e facilidade para o aprendizado das línguas, área em que se tornou professor, foi o único catarinense nomeado presidente e efetivo da província de Santa Catarina, árduo administrador, realizando brilhante trabalho voltado a cidadania.

 




Grupo Escola Feliciano Pires
Pintura e iniciativa da obra: professora Claudia Rieg Baron.
Tela:  doação da APP da Escola.
Moldura:  doação de Roseli Padoani,  professora da biblioteca.
Imagem de 1920 que serviu para transformar a mesma em uma obra de arte: é do museu "Casa de Brusque".

Grupo Escola Feliciano Pires - Imagem de 1961


Antes da reforma



Outra imagem da escola em outro ângulo

Escola de Educação Básica Feliciano Pires 

Se desejar ver como a nossa escola ficou depois da reforma acesse aqui.






Nenhum comentário: