terça-feira, 4 de novembro de 2014

Avaliação do BLOG da EEB Feliciano Pires

A E.E.B. Feliciano Pires tem trilhado um caminho um pouco diferente do BLOG. Na qualidade de Professor Orientador de Tecnologia Educacional o acesso em 2013 demorou muito visto que ninguém sabia do login e senha do mesmo. Em face da necessidade de efetuar publicações passei a utilizar o facebook para os mais diversos fins. Somente tempos depois é que consegui saber do login e senha do blog da escola. A partir desta ocasião, as publicações eram postadas tanto na fan page do facebook quanto no blog.

Desta forma no ano de 2013 todas as publicações eram feitas tanto no facebook como no blog. Já no início de 2014, efetuando uma leitura das visualizações em ambas as mídias, constatei que a fan page da escola era algumas vezes mais visualizada que o blog. Em rápida análise das razões pelas quais isto acontecia, facilmente cheguei a conclusão: apesar de o blog oferecer um recurso de interação mais eficiente que uma fan page, o layout do mesmo (configurável) era muito pobre e portanto ineficiente para atender ao seu objetivo, que era fazer com que a informação chegasse na comunidade escola. Em resumo, o layout do blog não despertava interesse. A partir desta constatação, a solução seria alterar o layout do mesmo, mas que em face da grande demanda das atividades na escola, esta atividade ficou em segundo plano e priorizando as publicações no facebook. Claro que publicações acontecem no blog da instituição, mas estas ocorrem somente sob demanda, ou seja, quando é solicitada a publicação no blog da escola.

Da forma como as publicações vem ocorrendo na escola, criou-se uma cultura muito forte no sentido de se utilizar a fan page do facebook da escola para todas as suas publicações, sejam elas institucionais ou não. Antes de fazer uso deste recurso midiático eu considerava a utilização do blog para publicações ditas sérias ou virtuosas e o facebook  para as chulas, sem grande importância, mas hoje vejo de maneira diferente, pois nenhuma das publicações da fan page da escola é sem importância. Talvez haja aqui um preconceito no uso da ferramenta, pois é a qualidade da informação veiculada que torna o uso virtuoso ou não.

Segue abaixo uma estatística das visualizações de nossa fan page em 2014 de nossa fan page que já tem 1.162 curtidas.
Março: 11 publicações e 3.655 visualizações
Abril: 12 publicações e 5.095 visualizações
Maio: 16 publicações e 5.334 visualizações
Junho: 24 publicações e 9.101 visualizações
Julho: 7 publicações e 1.535 visualizações
Agosto: 15 publicações e 3.981 visualizações
Setembro: 15 publicações e 2.333 visualizações
Outubro: 15 publicações e 3.589 visualizações
Total no Ano: 115 publicações com 34.623 visualizações

Pela estatística acima há um número bastante expressivo de visualizações das postagens da Escola em sua fan page. Isto representa uma média de 14 postagens por mês, 4.324 visualizações mensais e 301 visualizações por postagem.

Algumas publicações conseguem um alcance bastante expressivo, outros entretanto nem tanto. Sempre se tem a preocupação de bem contextualizar a informação publicada, pois já se percebeu de maneira bem clara que uma informação publicada sem uma boa contextualização acaba não tendo boa repercussão.  Muitos professores que desejam publicar fotos de seus trabalhos desenvolvidos com alunos, costumavam entregar apenas as fotos. Foi difícil no início, mas hoje os mesmos já apresentam um texto para contextualizar aquelas fotos a serem publicadas de maneira que o visualizador compreenda o sentido daquelas fotos. Também textos muito longos perdem o poder de serem visualizados, pois tornam-se cansativos para serem visualizados. Tem projetos maravilhosos de professores que fazem questão de publicar textos longos – todo o projeto – mas tem um péssimo desempenho em termos de visualizações. Nestes casos, a formalidade do projeto é inimiga da divulgação.

Sempre que eu mesmo redijo os textos das publicações, sempre tenho a preocupação com o leitor. Procuro sempre me colocar no lugar o leitor para avaliar o conteúdo a ser publicado. Assim, utilizo uma linguagem comumente utilizada nos meios impressos de comunicação impressa constituídos, de maneira a não conter erros de português, utilizando um linguajar simples e compreensível para todas as camadas da comunidade escolar.

Segundo a Escola as publicações como vem ocorrendo atendem as necessidades da escola. Entretanto, compreendo que necessito aprimorar e repaginar o BLOG da escola de maneira a torna-lo tão atraente para a comunidade escolar quanto a sua fan page.

Erni da Silva Porto
Professor Orientador de Tecnologia Educacional


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