quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conae no Feliciano Pires


A Conferência Nacional de Educação (CONAE) na Escola, realizada nas escolas no dia 24 de abril, foi um espaço de discussão, baseado nos diversos olhares dos envolvidos no processo educacional. Este debate foi organizado de modo a oportunizar a reflexão sobre a realidade atual estabelecendo propostas para a melhoria da educação básica, superior, profissional e tecnológica além das demais etapas e modalidades de ensino. 


























Organização dos Trabalhos
- Abertura com a Diretora Mari, enfatizando sobre a importância do evento.



- Apresentação da proposta (utilização de recursos visuais):
·       Objetivos do CONAE
·       Base Legal
·       Eixos Temáticos
·       Plano Nacional de educação:
§  Diretrizes
§  Metas
§  Estratégias
·       Cronograma das Conferências


- Leitura do Documento - Referência em grupos

































- Eixo I – O PNE e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

























- Eixo II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos

























- Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.





























- Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.




























- Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.




























- Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.



























- Eixo VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.






























- Apresentação ao Grande Grupo dos Eixos Estudados, com sugestões, discussões e organização dos dados levantados (relatório).

- Considerações Finais:     

         Perceber a escola como um espaço de efetiva discussão e construção de políticas públicas é imprescindível para que os resultados sejam positivos. A Educação Brasileira necessita de ações como essa, para que as reais necessidades educacionais sejam contempladas e a qualidade de ensino alcançada.






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